Empresa

O CEATRAN, Centro de Engenharia Aeronáutica, Automotiva de Trânsito e Transporte, atuando no setor de Engenharia Aeronáutica, Automotiva, de Trânsito e Transporte é uma Empresa que, além dos ótimos serviços que presta tem servido de pólo nacional para o desenvolvimento de tecnologia de ponta, na forma de Documentos, Normas, Resoluções, Portarias, e Equipamentos ITV - para o setor de Inspeção em Engenharia de Segurança Veicular.

A Equipe que hoje faz parte do CEATRAN, e que sempre foi orientada pelo Prof. Dr. Dawilson Lucato, teve origem na USP - Universidade de São Paulo, no início da década de 70, em São Carlos - SP. O Prof. Dr. Dawilson Lucato, também, implantou nesta época, a Engenharia Aeronáutica na USP, criando a Ênfase em Aeronaves, que foi a base para a aprovação da atual Habilitação Aeronáutica (Curso Pleno em Engenharia Aeronáutica) no Campus de São Carlos. Assim, o CEATRAN possui tradição de mais de 39 anos, na área aeronáutica e automotiva, à testa de importantes contribuições no setor, para o País.

Histórico Resumido:

1970 - Nesta época não havia certificação de Organismos para a realização dos trabalhos de Inspeção em Segurança Veicular.
O antigo Código de Trânsito apenas exigia que, para a homologação veicular, bastava ao organismo pertencer a um Instituto Oficial do Governo do Estado, ou da União. Assim, na Capital de São Paulo, a USP realizava esses serviços no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, e na Escola de Engenharia de São Carlos - USP, no interior do Estado, através do Laboratório de Aeronaves - LAE, dirigido pelo Prof. Dr. Dawilson Lucato e seu grupo. Praticamente eram, IPT e LAE, os primeiros Organismos de Inspeção em Segurança Veicular no País. Posteriormente o IPT - USP (1990) deixou esta atividade e o Grupo de Segurança Veicular do Prof. Dr. Dawilson Lucato tornou-se, na época, o único no País.

1975 - A partir de 1975, o Grupo de Segurança Veicular do Prof. Dawilson operou como CAT - Centro de Apoio Tecnológico, junto ao MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia, e foi por ele credenciado, fazendo as homologações para as pequenas, médias e grandes empresas do setor.

Década de 80 - Em meados da década, o DETRAN de São Paulo, órgão máximo de trânsito no Estado, buscando regulamentar, no seu nível, a atuação dos Organismos de Segurança Veicular, credenciou o IPT e a FIPAI - USP (Fundação para o Incremento da Pesquisa e Aperfeiçoamento Industrial em São Carlos).

1988/1989 - Fim da década de 80. O INMETRO foi chamado, pelo DENATRAN, a regulamentar o setor de Segurança Veicular, como havia sido feito, com o Projeto EVA (Eixo Veicular Auxiliar) alguns anos antes. Nesta época a Equipe do Prof. Dawilson colaborou com a Equipe do INMETRO na realização dos primeiros RTQ’s - Regulamento Técnico da Qualidade do setor (RTQ 28, RTQ 24, RTQ 25, entre outros).

Década de 90 - Na década de 90 já surgia à figura do AI - Agente de Inspeção em Segurança Veicular. O INMETRO credenciava as primeiras empresas particulares.

1993 a 1995 - A FIPAI - USP, após vários anos de credenciamento como AI do INMETRO, vendo que as atividades no setor evoluíam com uma faceta comercial, que destoava dos preceitos de extensão de serviços a comunidade, que constava nos seus estatutos, propôs ao Prof. Dawilson e seu Grupo criarem uma empresa independente, porém conveniada com a FIPAI - USP, para a realização destes trabalhos.

Assim, em 1993, surgiu o CEATRAN - Centro de Engenharia Aeronáutica, Automotiva de Trânsito e Transporte, inciando seu credenciamento como AI - Agente de Inspeção do INMETRO

1996/1998 - Surge no INMETRO a figura do Escritório Avançado. O CEATRAN inicia então suas atividades em segurança veicular em São José dos Campos - SP, onde já possuía a sua Divisão Aeronáutica, voltada para Homologação Aeronáutica, através dos RBHA - Requisitos Brasileiros de Homologação Aeronáutica, para o qual é capacitado. Nesta época, o Prof. Dawilson Lucato orientou, através do binômio CEATRAN - USP, o projeto pioneiro da primeira Linha de Inspeção em Segurança Veicular Automatizada e Informatizada no Brasil. A empresa que fabrica estes equipamentos, que o próprio CEATRAN utiliza, é a SAVE LINE do Brasil. O CEATRAN testa, pioneiramente, a suas primeiras máquinas de ISV, Leves e Pesadas, em São Carlos - SP e São José dos Campos - SP.

1997/1998 - O Prof. Dawilson Lucato é escolhido, em Audiência Pública, no Auditório Tancredo Neves - Ministério da Justiça, Brasília, como Relator para a realização das Resoluções do CONTRAN no que tange a Segurança Veicular. Assim em 22 de Maio de 1998 são publicadas pela Imprensa Oficial as primeiras 68 Resoluções que regulamentavam o Novo Código de Trânsito e, entre elas, as Resoluções 05, 11, 12, 14, 25, 41, 63, além de Portarias, que regulamentam a ISV - Inspeção em Segurança Veicular no País.

1999 - O Prof. Dr. Dwilson Lucato participa, como Diretor Técnico, da criação do ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte, do qual é Diretor até hoje. Extenso trabalho em Educação Continuada e Pós-Graduação, na área de Trânsito, é iniciado.

1999/2002 - O Prof. Dr. Dawilson Lucato, participa, como Secretário Nacional, da Comissão da ABNT que criou as Normas NBR, em Segurança Veicular, que regulamentam a atividade no País.

2002/2005 - O Prof. Dr. Dawilson Lucato participa da Comissão Especial do DENATRAN, para estudos de Dimensões, Pesos e Combinações Veiculares. Em andamento.

Pode-se ver, pelo resumo acima, que a Equipe do CEATRAN é a mais antiga no setor de Segurança Veicular em atuação no Brasil: 43 anos de contribuição ao desenvolvimento da Segurança Veicular, ajudando a salvar vidas humanas!